Startup expande negócio com estratégia de growth e tem aumento de 67% de conversões com ferramenta de Product Analytics que analisa comportamento do usuário – Por Press UP Assessoria de Imprensa
A mobtech Buser amplia a atuação e os canais de venda para atingir a marca de US$ 1 bilhão que lhe dará o título de unicórnio e conta com a ferramenta de Product Analytics Amplitude para entender a jornada do cliente e assim tomar as decisões de negócio. A startup de transporte rodoviário teve um aumento de 67% em conversões no último ano com estratégias de growth baseadas na análise de dados e aposta em testes constantes nos canais digitais para validar direcionamento da empresa, como a aposta em parcerias com agências de viagens digitais e em pacotes de viagens e no WhatsApp como canal de vendas.
“Toda a mudança de growth está sendo medida dentro da Amplitude, que nos dá clareza sobre o caminho a seguir, mostrando se as mudanças estão funcionando ou não e com a velocidade que precisamos”, diz Gustavo Loureiro dos Reis, Principal Product Manager da Buser, que estima um aumento de receita de, pelo menos, R$ 100 milhões nos últimos dois anos devido às análises que possibilitaram os novos rumos da empresa.
Criada em 2017 como plataforma de fretamento coletivo que fazia a ponte entre passageiros e ônibus executivos – e a valores em média 60% mais em conta – a Buser estendeu as operações desde 2021 e passou a atuar com a venda de passagens rodoviárias. Além da frota de 1,2 mil veículos de viações parceiras, os clientes passaram a ter acesso a mais de 70 empresas de transporte de pequeno e médio porte e tickets cerca de 20% mais baratos devido à ausência de taxas de conveniência.
Recentemente, a startup passou a vender pacotes turísticos que oferecem as passagens rodoviárias com hospedagem e fez parcerias com agências de viagens online para expandir ainda mais o negócio. Em paralelo, a Buser passou a comercializar as passagens pelo WhatsApp, canal digital que já é representa 6% da receita. Tais novidades resultaram, ainda, na conquista de dois milhões de novos clientes nos últimos meses, totalizando os sete milhões cadastrados.
Essa diversificação só foi possível com a análise do comportamento dos clientes, através do software Amplitude, segundo Reis. “Temos a cultura de fazer testes A/B para validar as hipóteses e melhorar nosso produto constantemente, analisamos muito nossos funis, os gráficos de jornadas são excelentes para entender onde estão havendo os drop off, complementa bem a análise de funil”, conta o Principal Product Manager.
Uma das ferramentas mais usadas no mundo, a Amplitude permite analisar produtos digitais como sites e apps e mapear o comportamento dos usuários em todas as fases de interação, com linguagem descomplicada e de fácil entendimento. “A gente torna possível a avaliação da jornada real, de uma forma que as informações fiquem fáceis de entender, para facilitar a visualização delas e gerar tomadas de decisão baseadas em dados. Assim as equipes podem ver e prever que combinação de características e ações se traduzem em resultados comerciais e adaptar inteligentemente cada experiência em tempo real com base nestes conhecimentos”, diz Nicolas de Paul, CEO da Product Minds, representante exclusiva de Amplitude no Brasil.
A Buser usa a ferramenta desde 2020 em várias áreas, como aquisição, conversão, pós-venda e suporte. “Um aplicativo dinâmico como o nosso precisa de um software que não seja limitado. A Amplitude e a Product Minds ajudaram a democratizar a cultura Data-Driven para além dos times do tech, para que equipes diversas – de desenvolvedores ao marketing e diretoria – possam abrir os gráficos e usar as informações”, diz o principal product manager da Buser. Assim, a mobtech se aproxima de ser o mais novo unicórnio brasileiro. “Viemos para colocar a inovação na estrada, abrir caminho, evoluir e levar as pessoas pra frente”, finaliza Reis.
Sobre a Product Minds
Agência de Product Analytics & Growth que ajuda as empresas a entenderem e melhorarem a experiência do usuário, com estratégia digital e de growth baseadas em dados, centradas no cliente e orientadas para os produtos. Criada em 2020 pelos engenheiros Nicolas De Paul e Joaquin Bossie, a Product Minds é representante exclusiva na América Latina dos softwares Amplitude e Braze e chegou ao Brasil em 2022, com escritório em São Paulo.