Hamburgueira NKS Milano UD040 R$ 19,90.jpg

Gastronomia: acessório é truque para hambúrgueres inovadores como os dos fast-food

 

 

NKS lança hamburgueira que faz até receita recheada e ajuda a acertar no preparo em casa; lanches vegetarianos conquistam paladares com novos sabores

 

 

De tempos em tempos o hambúrguer ganha nova roupagem nas grandes redes de fast-food, para cativar os consumidores ávidos por novidades. A última inovação do mercado é o Rebel Whopper, no Burger King, primeiro lanche vegetal da marca, que também criou no Brasil o Prime Blend Cheese, de carne recheada com queijo coalho. Já o McDonald's lançou 14 sanduíches apenas em 2018. A diversificação do cardápio reflete, ainda, a aposta das redes em produtos para o público vegetariano – 14% da população brasileira, cerca de 29 milhões de pessoas, segundo o IBGE. As refeições famosas podem ser inspiração para fazer experimentações em casa, ainda mais gostosas e baratas. Para ajudar, a NKS (loja.nksonline.com.br) lança a hamburgueira e dá dicas para acertar na receita e desfrutar de refeições premium no conforto do lar.

 

Vegetarianos em alta

O investimento das lanchonetes em variedade vegetarianas não é à toa. Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro o índice de quem se declarou adepto a essa opção alimentar saltou de 8% em 2012 para 16% no ano passado. Não por acaso, a capital paulista foi escolhida para o BK apresentar o hambúrguer plant based, vendido apenas na Suécia.  A composição é guardada a sete chaves, sabendo-se apenas que contém soja e é 100% vegetal. Quem cortou a carne da dieta ou quer reduzir o consumo pode usar ingredientes como grão-de-bico, lentilha, aveia, cenoura, e até mesmo couve-flor. Ou, ainda, copiar as grandes redes: o Veggie Burger, do BK, é feito com batata e champignon, enquanto o Mcveggie, do Mc, vem com queijo coalho empanado.

 

Recheio surpreendente

O diferencial do Prime Blend Cheese, do BK, é o queijo coalho dentro da carne grelhada. Para fazer em casa, o truque é apostar na Hamburgueira Gourmet UD-040 NKS Milano (R$19,90), que tem forma para recheio, acomoda os ingredientes e possibilita que o conteúdo fique no lugar certo. Para isso, forra-se a forma com a carne e espalha-se nas laterais, para vedar as paredes. Acrescenta-se o queijo no centro e finaliza-se com uma camada de carne por cima, fechando para selar. É possível variar com queijo cheddar, mussarela, brie ou provolone e inserir cogumelos, bacon ou espinafre pré-cozidos para incrementar ainda mais a o prato.

 

Ingredientes certeiros

A carne moída deve estar fresca e ter de 20% de gordura bovina para dar mais suculência ao hambúrguer sem que fique gordo e enjoativo. Especialistas recomendam o blend em partes iguais de acém com fraldinha ou coxão duro, ou de acém com peito e músculo. Sal e pimenta são suficientes para ressaltar o sabor – sempre na hora da fritura, para não desidratar a carne – mas fica a gosto do cliente adicionar temperos. A pimenta do reino moída, por exemplo, dá um perfume e toque especial ao lanche.

 

Sem aperto

A porção ideal para o hambúrguer é de 120g a 180g de carne moída, com cerca de 2 cm de espessura. Quem gosta de mais crocância, porém, pode fazer um menor. Os discos devem ser moldados delicadamente, sem apertá-los muito, para que mantenham a suculência e não fiquem compactos. A hamburgueira NKS é aliada para fazer a pressão ideal e modelar – inclusive as receitas vegetarianas, que também pedem delicadeza no preparo. A recomendação se repete na hora da fritura, para que não perca muito suco. A frigideira ou a chapa devem ser untadas, e, ao contato com o óleo, a carne deve “chiar”. Quanto mais virar o bife, o resultado será melhor e o tempo de cozimento menor.

 

Descanso e armazenamento

Depois de moldar os discos, o ideal é acomodá-los ou embalá-los em papel manteiga até o momento de ir ao fogo. Para congelá-los, eles devem ser envoltos no filme de PVC, e, depois, serem levados diretamente do congelador à chapa ou à grelha. Pouco antes de montar o lanche, a dica é dourar as fatias de pão com manteiga, para formar uma crosta e selar, o que vai impedir que amoleça com os sucos ou a gordura.

 

Bem acompanhados

Assim como o jingle “dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial” do McDonald's, que é líder no segmento, os sanduíches feitos em casa também merecem capricho nos acompanhamentos. O picles dá acidez, o tomate refresca, a cebola crua empresta ardência e o bacon perfuma e confere crocância à carne. Já o queijo amacia a trama, seja o cheddar, o suíço, o prato ou o americano – que derrete com mais facilidade. Vale fazer como as lanchonetes famosas, combinar ingredientes para descobrir os sabores que agradam mais o paladar e criar o próprio menu de dar água na boca.

 

Sobre a NKS
Empresa brasileira de eletroeletrônicos há 28 anos no mercado. Fundada por Eugênio Nabuco em 1991, a NKS aposta em produtos versáteis e em preços acessíveis. loja.nksonline.com.br.