Amplitude aumenta conversão de usuários com insights através de dados, empodera equipes e direciona unicórnio brasileira a levar saúde física e mental às pessoas
“Fábrica de insights”. É assim que a Gympass define a Amplitude, software que a ajuda a entender a jornada do cliente para se consolidar como superapp integrador de soluções de saúde e bem-estar. “Estamos aumentando a conversão no topo do funil mês a mês na casa de dois dígitos com ajuda da ferramenta de product analytics. Conseguimos gerar insights para tomadas de decisões mais assertivas no dia a dia, ter maturidade de dados para otimizar fluxos e páginas do website”, diz Pricylla Couto, diretora global de martech e analytics da healthtech, que já tem mais de seis mil clientes e duplica a receita ano a ano.
Criada como assinatura de academias, a unicórnio brasileira completou 10 anos e moldou os serviços de acordo com as demandas do momento, tornando-se uma plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais. Foi no último ano que passou a contar com a Amplitude, que permite a análise comportamental e diagnóstica dos usuários. “Na Gympass a gente sempre teve muitos dados, mas não gerávamos informações que pudessem identificar o que levava à conversão. Os dados são nossos companheiros do dia a dia, nos guiam para alcançarmos o objetivo de aumentar margem de lucro, mostram como devemos engajar o usuário, o que recomendamos a ele, como personalizamos – que é o que faz com retorno do investimento seja maximizado”, exemplifica a especialista da área de growth, responsável pelo crescimento do número de usuários de forma digital, conquistada através de dados e experimentação.
Com mais de 50 mil parceiros de fitness, a Gympass soma mais de 170 milhões de check-ins e cinco bilhões de minutos de experiências de bem-estar. O número de visitas a academias parceiras cresceu 60% em comparação com o período pré-pandemia e a empresa dobrou o valor de mercado, chegando a US$ 2,2 bilhões em 2021. “Agora é um momento de reter usuários, continuar crescendo mas com mensuração da eficiência de custos. E é o que a Amplitude entra: passamos o dia inteiro tomando decisões”, diz Pricylla.
A Amplitude é uma das ferramentas mais usadas no mundo, que possibilita a análise de produtos digitais e o mapeamento do comportamento dos usuários em todas as fases de interação, com fácil entendimento e interface intuitiva. “Os dados são traduzidos para uma linguagem simples e permitem velocidade de insights. Em 30 segundos você enxerga problemas e soluções que demoraria semanas em outras plataformas. E com suporte em português”, destaca Nicolas de Paul, CEO da Product Minds, representante exclusiva do software no Brasil.
Essa clareza e independência são trunfos e ajudam a empresa a ser data-driven, segundo a diretora da Gympass. “A ferramenta empodera os times de negócio, de marketing e de produto com a exploração de dados self-service voltados ao comportamento do usuário e entrega uma visão 360°, ativando dados através de diferentes canais”, aponta Pricylla. A empresa adquiriu recentemente o app americano de personal trainer Trainiac, as plataformas de bem-estar europeias Andjoy e 7Card e a startup brasileira de saúde mental Vitalk.
Com previsão de crescimento de 30% em 2022 no Brasil, a healthtech já está presente em outros 10 países: Estados Unidos, Argentina, Chile, México, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Reino Unido e Romênia e segue com a missão de tornar o bem-estar universal.
Sobre a Product Minds
Agência de Product Analytics & Growth que ajuda as empresas a entenderem e melhorarem a experiência do usuário, com estratégia digital e de growth baseadas em dados, centradas no cliente e orientadas para os produtos. Criada em 2020 pelos engenheiros Nicolas De Paul e Joaquin Bossie, a Product Minds é representante exclusiva na América Latina dos softwares Amplitude e Braze e chegou ao Brasil em 2022, com escritório em São Paulo.