Constr Up impulsiona vendas em até 75% com plataforma de inteligência artificial LIA, com resposta imediata e ajuda nas compras; empresa digitaliza lojas em 7 dias

O nome dela é LIA e ela se apresenta em um tom de orgulho como a primeira inteligência artificial especializada em materiais de construção civil da América Latina. Criada pela startup Constr Up, a LIA — a Loja Inteligente Automatizada – ajuda lojistas a se digitalizarem e a venderem com autonomia, com previsão de aumento de vendas de 40% a 75%.

A ferramenta resolve o maior desafio dos varejistas: o tempo de resposta do atendimento ao cliente e a possibilidade de manter a loja aberta 24 horas por dia, com menos custos e mais vendas. “A LIA atua como uma vendedora incansável, que nunca fecha a empresa. Ela atende imediatamente, tira dúvidas, ajuda a escolher os melhores produtos de acordo com as necessidades do consumidor, monta orçamentos e finaliza as vendas direto no WhatsApp, operando o dia todo, sete dias por semana”, conta Adauto Dias, CEO da empresa.

A rapidez na resposta impacta diretamente na percepção do cliente e na efetivação da compra. Responder no primeiro minuto pode elevar em até 400% a chance de conversão, segundo estudo da Velocify. A Harvard Business Review aponta, ainda, que o sucesso do contato cai drasticamente após 30 minutos, podendo diminuir em até 100 vezes essa probabilidade. “Com a IA da Constr Up há uma média de 40% a 75% de acréscimo nas vendas em um estabelecimento que recebe 30 mensagens por dia”, contabiliza Dias.

Os pedidos podem ser enviados por texto, áudio e até por imagens de produtos ou por listas escritas em papel, encaminhadas via WhatsApp ou pelo aplicativo do comércio. A LIA utiliza o banco de dados para fornecer informações detalhadas sobre os itens, estoque e ofertas, ajuda a escolher as melhores opções e recomenda artigos complementares para garantir que o cliente tenha tudo o que precisa para a obra.

Empresa mudou para digitalizar lojas em 7 dias com cadastro de 1 milhão de produtos

A ideia da startup surgiu quando Dias era balconista de uma loja de material elétrico e acompanhou o apuro dos donos em vender online. “À época eles investiram mais de R$ 50 mil em um site, que não foi ao ar pois não tinham equipe especializada para cadastrar os produtos e ficar atualizando de acordo com o estoque. Ou mesmo para definir a precificação e para cuidar da divulgação”, conta. Inicialmente criada como marketplace de comparação de preços, em 2019, a Constr Up foi aumentando a atuação e especializou-se na transformação digital do varejo de construção a partir de 2023.

A empresa passou a desenvolver e-commerces e aplicativos próprios para os lojistas, personalizados e com o pré-cadastro de mais de 1 milhão de itens, evitando essa etapa desgastante. “Nosso banco de dados já tem fotos de qualidade, fichas técnicas com boa descrição e códigos de barras, com resultados profissionais. Em até sete dias colocamos o site e o app no ar”, destaca Dias. O sistema tem integração com plataformas de vendas e ERPs – como Mercado Livre, Google Shopping e WhatsApp –, e de frete próprio ou terceirizado.

Em 2024, a startup inseriu serviços de marketing e passou a cuidar da implementação à divulgação das lojas digitais. Para alavancar as vendas, contratou uma equipe especializada composta por social media, gestores de tráfego, designers, filmmakers, analistas de mercado, UX/UI designers, e agora incorpora a plataforma de IA para inovar e facilitar o dia a dia dos clientes. “Com nossas soluções personalizadas eles conseguem otimizar as operações, ampliar a presença digital e aumentar as vendas de forma consistente e sustentável”, garante o CEO.

A Constr Up atende a mais de 200 empresas do setor em todo o Brasil, com um faturamento de R$ 7 milhões e pretende aumentar o impacto em 30% com o lançamento da LIA, a inteligência artificial do mercado de construção civil.

Sobre a Constr Up

Startup especialista em digitalização e divulgação de lojas de material de construção. Criada em 2019 por Adauto Dias, a Constr Up cria e-commerces personalizados e conta com serviços de marketing para impulsionar as vendas. Em 2025 lança a primeira IA de construção civil da América Latina