Xamã AI usa inteligência artificial proprietária para transformar celular em ferramenta estratégica para MPMEs; criada por jovem de 19 anos, martech democratiza o marketing
Rotinas de marketing antes restritas a plataformas complexas e times robustos agora podem ser acessadas diretamente pelo WhatsApp com Xamã AI, startup que lança o primeiro agente de marketing e design gráfico pelo aplicativo de mensagens. Com tecnologia proprietária de IA orquestradora, ela democratiza o marketing profissional para MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) para que até mesmo quem tem baixa escolaridade ou pouca familiaridade com tecnologia possa usar as funcionalidades na produção de conteúdo e escalar seus negócios.
Mais de 93% das 23.205.843 empresas ativas no Brasil são microempresas ou empresas de pequeno porte, sendo que quase metade – 12.551.697 – são de microempreendedores individuais (MEIs), segundo o Mapa das Empresas do primeiro quadrimestre de 2025. Apresentar soluções de fácil acesso fomenta o crescimento desse nicho e a geração de resultados digitais . “Nossa solução é acessível tanto em termos financeiros quanto na extrema facilidade de uso“ diz Joaquim Thiago Dias Cabral, fundador da martech.
O Xamã AI usa inteligência artificial utilizando modelos proprietários para criar conteúdo estratégico de texto, imagem e design gráfico publicitário para posts, auxiliando a atração e conversão de clientes via redes sociais. A versão pelo WhatsApp dá maior capilaridade à solução, uma vez que 99% da população online do país usa o aplicativo ativamente. “O usuário interage com a plataforma como em uma conversa tradicional no app, envia mensagens como se fosse para um funcionário de marketing que está ali 24 horas por dia para ajudá-lo”, descreve Dias. Funções como a interação via áudio e comando de voz simplificam o processo, para que todos consigam usar – e em poucos minutos.
Todas as etapas — do briefing à geração e edição — ocorrem no mesmo canal, o que aumenta a cadência de produção, diminui erros operacionais típicos de cadeias fragmentadas. “Ao operar nativamente no WhatsApp e aceitar até mesmo os mais simples e imprecisos comandos via voz, textos e fotos, reduzimos a curva de aprendizado a praticamente zero, transformando instruções naturais em peças de marketing profissionais”, relata o fundador da empresa. Aos 19 anos, foi o palestrante empreendedor mais jovem do Rio Innovation Week 2025, em que debateu sobre “O Sucesso Democratizado pela IA: como usar a Inteligência Artificial para escalar seu negócio, mesmo sem ser uma grande empresa”.

Tecnologia própria garante coerência da marca
Além da produção de criativos em design gráfico em diversos formatos e legendas para publicação, a plataforma possui integração com as APIs oficiais das principais redes sociais, permitindo o gerenciamento da linha de comunicação em um só lugar, preservando a identidade da marca. “Com memória persistente de marca, o Xamã AI aplica paleta, tipografia, logotipo, estilo estético e tom de voz a cada nova peça de forma inteligente e automática”, destaca Dias.
Para tal, a empresa desenvolveu uma tecnologia proprietária, estruturada do zero para ser uma plataforma one-stop-shop de marketing com inteligência artificial. Lançado em 2025, o Xamã AI obteve investimento de players como Guilherme Ribeiro do Valle, Founding Partner da ABS Global Investments, e estima alcançar 100 mil usuários e faturar US$ 2,5 milhões em até 18 meses. De acordo com a GrandView Research 2024, o mercado global de IA generativa deve atingir US$ 1,8 trilhão até 2030. Nesse cenário, a Xamã AI planeja crescer junto com essa tendência, com constante inovação.
Sobre a Xamã AI
Startup criada para ser plataforma one-stop-shop de marketing com inteligência artificial. A Xamã AI dá poder de crescimento aos micros, pequenos e médios empreendedores, reduzindo as assimetrias com os grandes players e fomentando o empreendedorismo. Lançada em 2025, é a primeira plataforma de marketing via WhatsApp com IA proprietária.
