Sensibilizado por experiência pessoal, Marcos Tartuci dedica-se a promover saúde mental com a Dei um Tempo, startup que une autoconhecimento, exercícios e rede social de apoio
Beber algumas cervejas ou taças de vinho todos os dias nas refeições ou em happy hours não pareciam muito, mas foram o suficiente para o executivo Marcos Tartuci ser diagnosticado com transtorno geral de ansiedade, intensificado pelo alcoolismo. Foi quando ele criou um método para tratar do problema – assessorado por médicos e especialistas, baseado em autoconhecimento, informação, meditação, exercícios físicos e uma sólida rede de apoio. Assim surgiu a ideia da startup Dei um Tempo (www.deiumtempo.com), que ajuda a quem quer se livrar de hábitos indesejados, como alcoolismo e tabagismo, com uma rotina de apenas 15 minutos por dia.
“Minha missão como executivo era ajudar as pessoas a conquistar sucesso através das organizações. Meu propósito se expande e invade a vida fora da empresa, impactando famílias e seus sonhos”, diz Tartuci, que deixou o cargo de CEO da Cinesystem, em 2020, para se dedicar à Dei um Tempo. A proposta da healthtech é que os usuários do método tenham uma evolução gradual e consistente. “A gente faz tudo muito leve, sem a pressão de ser uma mudança definitiva. O etilista, por exemplo, não quer parar de beber nunca, porque ele gosta disso. O fumante já é diferente, normalmente quer deixar o hábito, mas tem uma convicção muitas vezes errada de que não consegue, pois muitos tiveram tentativas frustradas. O que queremos é que ambos deem o primeiro passo”, aponta Tartuci.
A plataforma é lançada em um momento crítico, em que a pandemia fez aumentar a ingestão de bebida alcóolica em 35% – segundo a pesquisa Uso de Álcool e Covid-19, da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde). A venda desses produtos subiu 93,9% no ano passado, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Compre & Confie. Para os fumantes, houve maior consumo de cigarros para 34,3% deles, conforme levantamento ConVid Pesquisa de Comportamentos, liderado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
“O Brasil tem mais de quatro milhões de alcoólatras declarados e cerca de 40 milhões de pessoas que consomem o álcool em padrão abusivo, além dos mais de 22 milhões de tabagistas. Viemos para ajudá-los a darem um tempo nesses e em outros hábitos indesejados” diz Tartuci. Apenas em abril, a Dei um Tempo já atraiu 17 mil interessados.
A facilidade de uso, diversidade de atividades e conteúdo informativo pretendem atrair aqueles que não estão tão convictos de sua dependência, mas topam o desafio de deixar um hábito, em busca de mais qualidade de vida. “No meu caso, eu estava extremamente consciente dos meus atos, achando que não estava me fazendo mal algum. Mas o álcool afetou minha memória, minha coordenação motora, meus relacionamentos e meu rendimento no trabalho”, conta o empreendedor, que soma 29 anos no mundo corporativo e foi um dos responsáveis pela criação e internacionalização da rede Smart Fit de academias.
Além dos dois programas iniciais, Tartuci pretende lançar novas frentes da healthtech ainda neste ano, com temas como relação tóxica com o trabalho e alimentação. “Eu venci o cigarro, a obesidade e o álcool e quero ajudar outras pessoas que passam pelos mesmos desafios que eu passei a também conquistarem essa vitória”, diz.
Desde a sua concepção, a empresa já investiu cerca de R$ 1,2 milhões em conteúdo e tecnologia. Com Sergio Furio – o fundador e CEO da Creditas – como investidor-anjo, a startup está iniciando a rodada de SEED para continuar seus investimentos e conquistar oito mil clientes ativos até 2023.
A Dei um Tempo tem três planos, chamados de jornadas, que duram 28, 90 ou 365 dias. O aplicativo está disponível em iOS e Android e o cadastro é feito através do site.
Sobre a Dei um Tempo
Healthtech que ajuda quem quer se livrar de hábitos indesejados, como alcoolismo e tabagismo. Criada em 2020 pelo empreendedor Marcos Tartuci, a Dei um Tempo oferece jornadas de informação, educação e suporte, com conteúdo preparado por profissionais das áreas médicas e terapêuticas e troca de experiências dos participantes na rede social da plataforma. O aplicativo está disponível em iOS e Android. www.deiumtempo.com.