Dei um Tempo trabalha hábitos indesejados em jornadas leves, com autoconhecimento, desafios, meditação e rede de apoio; usuário pode experimentar app por sete dias

A pandemia causou o aumento do consumo de cigarro e de álcool, o que afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. Para ajudar a abrandar esses hábitos indesejados foi criada a startup Dei um Tempo (www.deiumtempo.com), que propõe uma jornada de pausa temporária – que pode perdurar e se tornar definitiva ao final do ciclo. O método requer 15 minutos diários para a realização das atividades de informação e de autocuidado, através de um aplicativo com rede social própria para interação dos participantes e que conta com apoio de equipe multidisciplinar.

“Criamos um processo inclusivo, para tirar a pressão de ter que ser algo permanente. Assim, a pessoa consegue aceitar o desafio de dar um tempo, para se conhecer melhor sem a substância no organismo e ressignificar o relacionamento com essa dependência”, conta Marcos Tartuci, fundador da empresa. Podcasts e vídeos oferecem conteúdo desenvolvido por psicólogos, psiquiatras, educadores físicos e nutricionistas, e a evolução é acompanhada pelo engajamento no app.

A cada etapa, o participante é incentivado a fazer uma reflexão guiada, com exercícios de respiração e meditação e o registro de aspectos importantes da trajetória – e tem seu comprometimento recompensado por pontos. “O autoconhecimento é primordial, pois ajuda a entender quais são os gatilhos que causam a busca pela substância, como lidar com o estresse da abstinência e como não recorrer aos mesmos erros que levam de volta ao vício, mesmo após passar um longo tempo distante dele”, aponta Tartuci.

As atividades do dia são desbloqueadas conforme o progresso, e trazem vídeos curtos sobre os temas relacionados, como abstinência, manejo de crises ou comportamento social, que incentivam a ação e a reflexão. Eventos online com profissionais da saúde trazem mais informação: ”Como seu corpo reage a cada etapa da jornada” e “Como vencer a fissura”, acontecem todos os meses.

A troca de experiências com outros usuários na rede social do Dei um Tempo, com conversas em tempo real, dá suporte e acolhimento por quem também está passando por essa fase, em um ambiente privativo e discreto. O participante pode publicar e interagir com postagens dos outros e ainda conversar em chats temáticos – como “Não consigo dormir” e “Bebi, e agora?” – e abertos, além de conversas particulares. “Saber que o outro te entende, que passa pelos mesmos desafios, faz com que a pessoa fique mais confortável para compartilhar as dificuldades e angústias e encontre conforto, ajuda e força”, afirma Tartuci, que já teve problemas com alcoolismo, tabagismo e obesidade e usou o método para se livrar de algumas dessas doenças.

Empresas usam o método para ajudar funcionários e melhorar rendimento

As incertezas da pandemia, combinadas com ansiedade, medo e quarentena causou aumento do consumo de cigarro e bebida, afetando diretamente a saúde física e mental e o rendimento profissional dos mais de 22 milhões de tabagistas e quatro milhões de alcoólatras declarados. Mesmo com o home-office, as empresas podem zelar pelos funcionários à distância, melhorar a produtividade dos colaboradores e os índices de sinistralidade de seus planos de saúde ao aderir a planos corporativos da healthtech.

A startup oferece, ainda, um app exclusivo para profissionais de saúde para que possam monitorar o desempenho de seus pacientes durante o tratamento contra o vício. “Nosso método foi criado para ajudar as pessoas a se livrarem dos hábitos indesejados e a terem melhor qualidade de vida e saúde, por isso unimos forças a quem também trabalha todos os dias por esses objetivos”, diz Tartuci.

Para a criação do conteúdo e da plataforma digital foram investidos cerca de R$ 1,2 milhões – um dos investidores-anjo é Sérgio Furio, CEO da Creditas – um dos mais novos unicórnios brasileiros. “O mundo está bebendo mais, fumando mais, comendo de forma errada e perdendo tempo nas redes sociais e as pessoas não fazem ideia de como podem deixar estes hábitos”, diz Furio. Não por acaso, a healthtech pretende lançar novos programas como relação tóxica com o trabalho e alimentação ainda em 2021 – e inicia a rodada de SEED para expandir e conquistar oito mil clientes ativos até 2023.

A Dei um Tempo tem três planos, chamados de jornadas, que duram 28, 90 ou 365 dias. O usuário pode testar por sete dias. O aplicativo está disponível em iOS e Android e o cadastro é feito através do site.

Sobre a Dei um Tempo

Healthtech que ajuda quem quer se livrar de hábitos indesejados, como alcoolismo e tabagismo. Criada em 2020 pelo empreendedor Marcos Tartuci, a Dei um Tempo oferece jornadas de informação, educação e suporte, com conteúdo preparado por profissionais das áreas médicas e terapêuticas e troca de experiências dos participantes na rede social da plataforma. O aplicativo está disponível em iOS e Android. www.deiumtempo.com.