Nova Educa oferece curso gratuito para professores de escolas públicas e pequenas terem bons resultados com ensino à distância mesmo com poucos recursos e ferramentas

Cerca de 154 milhões de crianças e adolescentes estão sem aulas na América Latina e Caribe – segundo o UNICEF – por conta da interrupção das classes para evitar a propagação do novo coronavírus. O MEC autorizou o ensino à distância mas muitas escolas não têm as ferramentas ou recursos para trabalhar através de ambientes virtuais, o que pode acarretar em atraso de aprendizagem ou mesmo abandono escolar em definitivo. Para ajudar os professores e instituições que ainda não conseguiram se adaptar, a consultoria Nova Educa (www.consultorianovaeduca.com.br) lança o curso gratuito Criatividade em Aulas Online – Criando Projetos à Distância.

“O grande desafio nesse momento caótico é fazer as escolas que não têm estrutura e expertise funcionarem remotamente, para que consigam construir um bom conteúdo e transmiti-lo de forma e dar continuidade à educação”, diz Carlos Coelho, diretor de inovação da empresa. O workshop tem oito vídeos, que abordam temas fundamentais, como trabalho em grupo, planejamento da comunicação e gestão do projeto, e aponta interatividade, propostas multidisciplinares e planejamento como pontos-chave para que a metodologia dê certo.

O primeiro passo é repensar o formato das aulas e como os estudantes serão atingidos e vão se engajar, para que sejam mais interativas e participativas. “Em vez de 40 minutos de apresentação discursiva em que o aluno ouve o professor e depois responde a um questionário, o docente deve propor um desafio coletivo que faça com que ele trabalhe em equipe, se conecte com os colegas – cada um em sua casa – e organize como vão montar esse trabalho. A ideia é envolver multidisciplinaridade e em diferentes formas de apresentação”, sugere Coelho.

É possível ter bons resultados mesmo sem as condições dos grandes players, que têm estúdios para gravar as aulas, conseguem fazer a distribuição por um sistema de streaming que aguenta o fluxo de milhares de pessoas ao mesmo tempo e contam com um departamento de TI para dar suporte. Para tanto, a Nova Educa aponta que é preciso planejamento e uma boa gestão para entregar o conteúdo programado para o ano letivo “Por mais simples que seja aplicar EAD, é necessária muita atenção para o desenvolvimento e acompanhamento do projeto. Lembrando que a suspensão das aulas presenciais deve prevalecer por mais tempo do que os 30 dias propostos”, diz Coelho. Inicialmente, a educação online autorizada pelo MEC foi em caráter emergencial, mas prorrogável de acordo com instruções do Ministério da Saúde. A previsão, de acordo com o crescimento de casos do Covid-19 no Brasil e visto no mundo, é que se estenda por meses.

Escolas particulares aperfeiçoam EAD com interação e criatividade

Enquanto as instituições públicas buscam soluções para sanar a falta de recursos e de ferramentas e a dificuldade do acesso dos estudantes a computadores e à internet de qualidade, as escolas particulares têm de lidar com o risco de inadimplência – além do desafio de manter a concentração, o interesse e a disciplina dos alunos para gerenciar o tempo e o estudo, comum a ambas. “O segredo é ser criativo e incentivar maior interatividade e diversão, criando um ambiente mais propício para a absorção do conhecimento à distância”, ressalta o especialista em inovação.

A Nova Escola dá suporte às escolas, colabora para que criem projetos em EAD e que passem por esse período de pandemia da melhor forma: sem a necessidade de grandes investimentos e com transmissão do conteúdo de maneira eficiente. “Todos foram pegos desprevenidos e tiveram de improvisar para se adaptar à nova realidade. É um momento para se reinventar, fazer experimentações e usar a tecnologia em prol da educação”, diz Coelho. O curso online está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Nova Educa.

Sobre a Nova Educa
Consultoria educacional especializada em desenvolver projetos escolares com inovação e criatividade para melhorar a forma de ensinar e o aprendizado. Criada pelo educador Carlos Coelho em 2019, orienta escolas na implementação de novas tecnologias, planejamento de aquisições, estratégia de marketing, preparação da equipe de professores, melhor formato do aprendizado com os alunos, com foco no futuro da educação. www.consultorianovaeduca.com.br.