Brechó de luxo e marca de upcycling fazem parceria para promover moda circular; linha tem corset criado com gravatas de grife, saia plus size e até vestido feito com dustbag

 

A fashiontech Cansei Vendi e a marca de upcycling Ventana se uniram para criar uma coleção-cápsula colaborativa com (re)criações a partir do recommerce, para promover a moda circular e sustentável. “É a primeira vez que duas empresas se juntam para fomentar o conceito de circularidade indo além de compra e venda, reutilizando o que já existe para contar novas histórias”, diz Leilane Sabatini, CEO do brechó de luxo.

Gravatas Armani, Hermès e Loewe se tornaram um corset de seda, cujas etiquetas das grifes são apenas mais um elemento da estampa. Um moletom infantil Moschino agora veste adultos ao ser remodelado como saia, enquanto que calças foram desconstruídas para produzir a saia plus size da coleção – composta por 10 itens que misturam maisons internacionais mantendo características das marcas, como logo e tecido. “Mesclamos um material bem diversificado e transformamos completamente as peças para que elas continuem circulando. Usamos até dustbags, aqueles saquinhos de proteção de sapatos, em algumas criações”, conta Gabrielle Rodrigues Pilotto, fundadora e diretora criativa da Ventana, ao destacar o vestido elaborado a partir de uma dustbag da Gucci.

A parceria nasceu depois que Leilane viu o look que Sasha Meneghel usou no baile da Vogue 2022, produzido pela Ventana. “Gostei do processo criativo deles e entendi que era um bom fit com a @cansei_vendi, que é o maior recommerce de alto luxo do Brasil, para mostrarmos quão importante e plural pode ser a moda a partir da circularidade”, diz Leilane, que tem entre as sócias a atriz Luana Piovani.

Lideradas por mulheres e com sinergia no propósito, as marcas desenharam a linha a quatro mãos. “São duas potências femininas e uma coleção com o mesmo poder. Uma peça pode ter muitas vidas, só precisa usar a criatividade para que ela continue fazendo sentido, pensar em possibilidades, transformar várias vezes”, aponta Gabrielle. A Ventana é focada no reaproveitamento de peças de segunda mão, retalhos e materiais que seriam descartados.

Essa primeira coleção-cápsula colaborativa da Cansei Vendi será exposta na loja física omnichannel da fashiontech, em São Paulo, e nas páginas online das marcas. “A aceitação cultural com relação a seminovos já foi ultrapassada e esse mercado vem sendo cada vez mais valorizado – como nós, que temos crescido três dígitos ao ano. A partir do momento que pessoas entenderem que podem transformar a roupa com o furinho em vez de descartá-la, tende a alavancar mais o mercado second hand”, afirma Leilane.

Quem também ganha é o bolso dos clientes e a natureza, já que a circularidade reduz o impacto ambiental. “A gente propõe meios mais sustentáveis do que a produção em larga escala. A conscientização vem das grandes indústrias e do consumidor, que tem de entender que não é porque cansou de usar uma roupa que ela deixa de fazer sentido. Dá para pensar em outras possibilidades, fazer criações como essa com as peças paradas que têm em casa. Afinal, ‘não existe destino final. Faça ser cíclico”, finaliza Gabrielle ao mencionar o slogan da marca de upcycling.

Sobre o @cansei_vendi

Brechó on-line de artigos de luxo de segunda mão e de produtos sustentáveis, que inaugurou loja omnichannel em 2022. Com mais de 120 marcas de alta-costura, o acervo passa por curadoria interna e controle de autenticidade da empresa americana Real Authentication. Criado pela empreendedora Leilane Sabatini em 2013, o @cansei_vendi conta com a atuação das sócias Luana Piovani, Carol Leonhardt e Ana Carolina Darde. www.canseivendi.com.br.