Olho no Carro cresce 312% ao ajudar consumidor com pesquisa de histórico de automóveis pela placa e estimula o empoderamento feminino

História da moda e cadeia têxtil fazem parte da bagagem deixada para trás por Bárbara Siqueira, que largou a carreira no universo fashion para fundar a startup de consulta veicular Olho no Carro (www.olhonocarro.com.br), que ajuda o consumidor a evitar armadilhas na compra de usados. O conhecimento e a segurança ajudaram a conquistar espaço no universo ainda tido como masculino e a incentivar a autonomia feminina com os serviços da empresa – que cresceu 312% em 2020.

A mudança de ramo aconteceu em 2017, quando Bárbara enxergou a oportunidade de levar às pessoas os serviços de informações automotivas que concessionárias, revendedores e despachantes tinham acesso, enquanto os indivíduos não tinham a mesma facilidade e estavam suscetíveis a golpes, a fazer escolhas erradas e a ter prejuízos. “As pessoas físicas tinham dados muito escassos sobre a situação do veículo e o negócio que estavam fazendo, então precisavam de uma boa pesquisa veicular para se precaverem”, diz. A Olho no Carro disponibiliza o histórico do automóvel desde a fabricação – são 42 itens a serem consultados, como registro de furto ou roubo, sinistros ou passagem por leilões – com um sistema acessível e simples, apenas com a placa ou chassi.

Bárbara deixou o cargo de gerente de visual merchandising na Forever 21, juntou-se a Yago Teixeira, com experiência no mercado automotivo, e Diego Moura, especializado em tecnologia da informação, para formar o time de sócios com expertises complementares da Olho no Carro. Em três anos, a startup teve mais de sete milhões de usuários. “É gratificante imaginar que grande parte dessas pessoas deixou de comprar um automóvel irregular ou caiu em truques, saber que as ajudamos com o nosso trabalho”, diz ela, que apostou na tecnologia, no marketing e no atendimento – fundamentos aprendidos na faculdade de Gestão da Moda e na pós-graduação em administração de pequenas e médias empresas.

Mulher, jovem e líder, a brasiliense de 31 anos usa o conhecimento para se afirmar em um contexto ainda associado ao universo masculino. “O mercado modernizou, mas ainda existe aquele estigma de que é o homem que entende de carro. Ser uma mulher no comando exige que eu esteja sempre bem informada, segura de mim. É muito uma questão de atitude, de entrar numa conversa sabendo o que está falando, para conquistar credibilidade. Com segurança e educação a gente consegue contornar muitas das questões do dia a dia por lidar com homens”, afirma.

Segundo a diretora de operações, indiretamente, a Olho no Carro incentiva o empoderamento feminino. “A plataforma permitiu a independência da mulher sobre a informação veicular. Já não é preciso perguntar tudo para o pai, o marido ou colega para ter uma tomada de decisão sobre a compra do carro, é só fazer a consulta. Hoje, nosso público é quase igual e é muito legal ver que isso mudou”, aponta Bárbara.

Startup cresce 312% com busca de carros usados na pandemia

O mercado de automóveis usados e seminovos está aquecido: a venda aumentou 14,1% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2020, com 3.587.362 comercializados – de acordo com a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). A alta procura dá boas perspectivas à Olho no Carro, que cresceu 312% no ano passado, período em que o total acumulado do setor ficou negativo em 12,1%.

 “Com a pandemia, as fábricas seguraram a produção dos zero-quilômetro por vários meses, enquanto que as taxas de juros baixas facilitou o financiamento. Assim, muitos puderam aproveitar as condições favoráveis para trocar de carro”. O receio de usar o transporte público, por conta da propagação do coronavírus, também impulsionou o boom no segmento de seminovos e usados. O reflexo foi sentido no aumento de consultas veiculares da startup, uma vez que o consumidor está mais alerta sobre estelionatos e tem onde buscar informações que deem mais segurança e o ajude a fazer uma compra mais acertada.

Sobre a Olho no Carro

Plataforma de consulta veicular que oferece ao consumidor o histórico do carro desde a fabricação dele. Lançada em 2017, a Olho no Carro verifica o registro de furto ou roubo, sinistros, passagem por leilões e aceitação de seguro, entre outros dados cadastrais, apenas com a placa ou o chassi. www.olhonocarro.com.br.