BroEnergy amplia atuação para operação e manutenção de geradores de energia para estimular fornecimento de energia sustentável
O crescimento recorde do mercado de energia solar e a projeção de que a matriz solar fotovoltaica ultrapasse a geração eólica ainda esse ano estimularam a empresa de energia solar fotovoltaica BroEnergy a ampliar a atuação e se especializar na operação e manutenção de usinas. A companhia cresceu 50% com implementação de sistemas solares e estima construir 40 megawatts em geração distribuída até 2025, contribuindo para o fornecimento e conservação de energia limpa.
“As grandes usinas precisam de uma gestão de perto para garantir a energia de qualidade e manter a geração sempre lá em cima. Um equipamento com avarias, inversores queimados ou cabos corroídos ou sujos podem parar a produção por até um mês. E é preciso conhecimento para entender os complexos relatórios ou antever possíveis problemas”, diz André Novais, CEO da BroEnergy. Há seis anos no mercado, a empresa tem mais de 750 usinas e 30 mil painéis fotovoltaicos construídos – dentre os para consumo próprio aos dos grandes projetos para comercialização, dos quais realiza toda a operação –, e agora aplica a expertise na assessoria e manutenção preventiva e corretiva para ajudar no desenvolvimento do setor.
Em 2022 a geração de energia solar fotovoltaica atingiu a marca histórica de 22,3 gigawatts de potência, com um crescimento de 59,4% no ano, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). O início das operações de usinas de grande porte e a busca por instalações devido à chamada lei do sol – a Lei 14.300/2022 – foram os principais fatores que impulsionaram tal aumento. “O valor dos equipamentos baixou, investe-se menos hoje e com retorno mais rápido – o payback varia de três a cinco anos para geração própria e de cinco a sete anos para instalações de grande porte. E são projetos que duram 25 anos, geram economia, lucro e benefícios ao meio ambiente”, diz Novais.
Criada em 2017, a BroEnergy instala painéis tanto em telhados de residências e pequenos negócios quanto para grandes usinas, com uma média de 20 megawatts em geração de energia. “Isso representa uma economia dos clientes de R$ 2 bilhões apenas em 2022 com a conta de luz, além de ajudar empresas com ESG e o setor agro com soluções híbridas e off-grid”, destaca o CEO. A projeção é construir 40 megawatts em geração distribuída – a instalação de sistemas de gestão de energia que injetam créditos nas redes concessionárias – até 2025.
Com o fornecimento de sistemas e a manutenção de usinas, a BroEnergy fortalece o setor de fontes renováveis e contribui com o crescimento estimado de 42% na capacidade da energia solar fotovoltaica para 2023, com a 34 gigawatts até o próximo ano.
Sobre a BroEnergy
Empresa de energia solar fotovoltaica criada em 2014 pelos engenheiros André Novais e Thomas Chianca. A BroEnergy trabalha com economia e sustentabilidade e soluções de energia solar residencial, comercial, empresarial, rural e fazenda solar. A empresa realiza projetos e faz a instalação, o monitoramento e a gestão para injeção de créditos de energia nas redes concessionárias. Em 2023 especializa-se também na manutenção e operação de usinas