Desenvolvido pela Invent, Picking Cart ajuda Prátika Logística a alcançar 100% de precisão no fechamento de 30 mil pedidos mensais

Rapidez e precisão: duas características essenciais para o funcionamento de um centro de distribuição que atende a e-commerces. Na Prátika Logística, empresa que atende a 30 companhias no setor de forma terceirizada, a adequação a esse cenário se deu por meio do Picking Cart, solução automatizada desenvolvida pela Invent (www.invent.eng.br).

O pequeno robô é capaz de fechar até 24 pedidos de forma simultânea, com 100% de primor. “Dobramos nossa capacidade de separação e montagem de encomendas, ao mesmo tempo em que eliminamos a necessidade de eventuais retrabalhos em função de erro. Não conseguimos mais ficar sem ele”, conta Eduardo Curti, diretor operacional da Prátika.

Fundada há seis anos, a empresa opera um CD próprio – de onde são feitos mil e duzentos envios diários, de clientes de ramos diversos, como cosméticos, alimentos, produtos para saúde, suplementos e itens promocionais – e também atua in-house nos centros de distribuição de outras companhias.

Com a necessidade de otimizar a operação na sua base, a Prátika buscou uma das soluções de prateleira disponíveis, mas precisou de um produto que se adequasse às particularidades do espaço. “Como trabalhamos com projetos customizados, desenvolvemos para eles um protótipo inspirado em opções semelhantes do mercado europeu, desenhado para trabalhar com itens entre 800 g e 1,5 kg”, explica Augusto Ghiraldello, diretor comercial da Invent.

A partir do bom resultado percebido desde a implementação do Picking Cart, nove meses atrás, a Prátika já negocia um segundo robô, para operar dentro de uma das empresas atendidas por eles. Por ter mercadorias de dimensões menores, a capacidade de atuação pode ser estendida para fechar até 60 pedidos de maneira simultânea. “No nosso setor, o foco em tecnologia é o que garante que caminhamos para frente e conseguimos satisfazer a demanda dos nossos clientes e dos clientes deles”, afirma Eduardo Curti.

Soluções inovadoras como o Picking Cart são imprescindíveis para acompanhar os avanços tecnológicos no varejo e na logística, para facilitar as transações e garantir maior nível de satisfação de vendedores e compradores. Para preencher a demanda represada no mercado, a Invent vai entregar outras 15 unidades do robô ainda neste ano.

Sobre a Invent

Empresa especializada em otimizar processos de intralogística. Fundada em 2014, a Invent conta com profissionais com mais de 30 anos de experiência e aposta na união entre inteligência, excelente nível de serviços e tecnologia aplicada a todas as etapas do processo intralogístico de pequenas a grandes empresas, desde o momento em que o produto é armazenado, separado e embalado, até sua expedição. Na carteira de clientes gigantes dos setores de e-commerce, cosmético, farmacêutico, vestuário, atacado, operador logístico e indústria alimentícia. www.invent.eng.br.