Innpulse impulsiona ecossistema da região, sedia competição internacional de startups e premia empresas inovadoras
A inovação cresce no Brasil impulsionada pelo protagonismo do Sul e Sudeste, mas o Nordeste ganha cada vez mais relevância. A Bahia lidera o ranking regional de empresas de base tecnológica e busca se consolidar nacionalmente. Para fortalecer esse movimento, a aceleradora de negócios Rede+ realiza o Innpulse, evento realizado em Salvador para conectar e alavancar o ecossistema local e de todo o país.
“Além de ser um grande polo de turismo e negócios, a Bahia tem talentos, espaços e iniciativas de muito valor e que podem – e devem – se tornar referência. Queremos trazer luz a elas e alavancar todo o potencial para que continuem florescendo e semeiem mais oportunidades e interligações entre a Bahia e o Brasil e o mundo”, diz Rodrigo Paolilo, CEO da Rede+. O estado ocupa a sétima posição no mapeamento de startups em 2023, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e representa 3,1% das startups brasileiras, sendo que a todo o nordeste concentra 12,3% do total, segundo o levantamento.
O Innovation Pulse Forum – o Innpulse – fomenta a inovação em um evento de conexão entre diferentes atores do ecossistema, tanto startups quanto corporações e investidores. Palestras e painéis com líderes e referências nacionais compõem as trilhas exclusivas para cada público, que discorrem sobre temas como o futuro da inovação com inteligência artificial e trazem cases globais de inovação de empresas baianas de sucesso – como Sanar, Agilize, Cubos Tecnologia e Conexa.
Competição internacional e prêmio estimulam inovação
O mundo volta os olhares para o Brasil com a competição internacional de startups Get in The Ring, com duelo de pitches no ringue lúdico projetado no teatro. Trazido ao Brasil pela Rede + em 2017, o formato terá jurados de peso como Monique Evelle, do Shark Tank Brasil, e Flavio Levi Moreira, da Anjos do Brasil, na sua etapa nacional que disputa a vaga global. O Prêmio Innpulse Bahia finaliza o evento com a coroação dos destaques em inovação corporativa e do ecossistema de startups em 12 categorias.
Essa primeira edição do Innpulse marca os 10 anos da Rede+, que já fez mais de 180 projetos em 20 estados, acelerou mais de 400 startups e impactou diretamente mais de 28 mil empreendedores. “Esse é um ano importante de celebração de conquistas e de firmarmos nosso propósito de ajudar a transformar o mundo através de um empreendedorismo inovador”, diz o CEO da empresa.
A expectativa é que a entrada desse novo evento no calendário nacional estimule o país a ter um crescimento ainda maior do que os 5,2% de aumento de 2023 em relação a 2022, com faturamento de R$ 754,9 bilhões no ano passado no setor de tecnologia, segundo dados do Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Regionalmente, a expectativa da Rede+ é que as empresas do nordeste percebam a força, ganhem fôlego e visibilidade e conquistem seu espaço. As baianas cresceram 14% no último ano, passando de 18.073 para 21.017, ainda segundo o ranking, e Paolilo acredita que esse número pode dobrar em curto prazo. “Ainda estamos distantes de sermos o Vale do Silício brasileiro, mas iniciativas como essa trazem o reconhecimento e abrem portas para oportunidades globais e desenvolvimento de todo o potencial”, diz.
O Innpulse será realizado dia 5 de dezembro na Casa do Comércio, em Salvador (BA). As inscrições para o Get in The Ring são gratuitas e podem ser feitas pelo link do evento https://innpulseforum.com.br/gitr.
Sobre a Rede+
Com 10 anos de fundação, a Rede+ já acelerou 400 startups e realizou 180 projetos para organizações de 20 estados. A aceleradora de negócios se destaca como hub de soluções em empreendedorismo e inovação no cenário nacional e cria o Innpulse, evento de conexão do ecossistema
Sobre o Get in The Ring
Competição criada na Holanda em 2012 pelo Unknown Group para impulsionar o mercado de inovação. Em um ringue, as startups têm a oportunidade de apresentar e defender suas soluções, para ganhar exposição e conexão com outros players do ecossistema. O Get in The Ring já passou por 80 países e teve a participação de mais de 10 mil startups.