FieldLink lança funcionalidades para gerenciamento de operações remotas durante Covid-19 e contact tracing para evitar contágio na retomada das atividades econômicas

 

O acompanhamento remoto das operações e a coleta de indicadores para uma liderança efetiva são desafios que se intensificaram durante a pandemia – e o consequente gerenciamento à distância. O aplicativo de gestão de times FieldLink (www.fieldlink.me) desenvolveu funcionalidades específicas para suprir as necessidades originadas nesse novo cenário – tanto no trabalho em campo quanto no home office –, e ajudou o iFood a ter um bom desempenho e aumentar a produtividade da equipe de captação em 100% nos últimos seis meses. A ferramenta lança, agora, a função contact tracing, para ajudar na retomada de atividades econômicas e a evitar o contágio do coronavírus em ambiente empresarial.

A solução começou a ser usada pelo iFood há um ano, para análise do KPI dos executivos, feedback e desenvolvimento de plano de ação. “Antes de implementarmos a ferramenta, não tínhamos nenhuma apuração e controle sobre a produtividade do time de campo e o tipo de visitas realizadas, sendo que hoje já se tornou nossa cultura fazer o acompanhamento dessas métricas”, conta José Berardo Pérez, coordenador de planejamento comercial do iFood, empresa cujo app é usado por colaboradores da área comercial externa e de key account.

O registro de visitas, a visibilidade de como os profissionais se comportam e de quais são os gaps ou os executivos que precisam ser acelerados e os formulários de coach que os gestores de vendas têm de fazer com seus liderados se tornaram imprescindíveis durante a pandemia. “Conseguimos trabalhar de forma ágil e rápida para fazer as adaptações necessárias nos processos”, diz o coordenador do iFood. 

Fundada em 2016, a FieldLink desenvolveu funções específicas após o surgimento do novo coronavírus, para assegurar a manutenção do ritmo e a padronização das operações, tanto das equipes de serviços essenciais e técnicos que mantiveram as atividades em campo – como as de alarme, segurança, telefonia e energia – quanto as que aderiram ao home office. A auditoria e a coleta de dados para relatórios e gráficos, produzidas por geolocalização, agora também podem ser realizadas através das ligações profissionais feitas no diretório do aplicativo. O preenchimento de tabelas por checklist via celular ganhou a opção de ser feito pelo computador. E outra novidade é a pesquisa automática de satisfação do cliente sobre a interação com o profissional. “Este é um período sem precedentes e os indicadores de performance mudaram: não são baseados única e exclusivamente nas vendas, mas, também, no esforço empregado”, aponta Diego Cueva, CEO do sistema.

Para o colaborador, o aplicativo funciona como um assistente pessoal que permite o acesso a informações mesmo longe da companhia: administra a agenda e os contatos, centraliza o histórico do cliente e da evolução de propostas, faz sugestões personalizadas de leads e simplifica e automatiza processos. Assim, há maior praticidade, aumento da produção e maior garantia de um trabalho de qualidade. “Identificamos as dores do momento e incrementamos a ferramenta, afinal, um episódio temporário pode causar prejuízos irremediáveis para as empresas grandes e ainda mais drásticas às menores”, diz Cueva.

Contact tracing evita disseminação do coronavírus na empresa

A esperada retomada progressiva das atividades econômicas é, ao mesmo tempo, um alívio e uma preocupação às empresas, uma vez que é preciso acompanhar de perto para evitar que uma possível contaminação do coronavírus se alastre entre os funcionários. O contact tracing (rastreamento de contatos), usado na China e na Coréia do Sul para monitorar a Covid-19, é a nova função de FieldLink, para ser usada em esfera empresarial e detectar a interação do infectado com outros colaboradores.

Uma vez que o celular é o ponto de contato com a empresa, com os dados e instrumentos necessários ao serviço, os usuários são acostumados a usar o aplicativo durante todo o expediente. “Conseguimos, então, acompanhar suas jornadas durante o horário de trabalho, cruzar informações do histórico dele com outros para detectar a proximidade física e emitir um relatório específico, desde que os requisitos de privacidade sejam respeitados”, conta Cueva. Assim, é possível identificar rotas de disseminação nos últimos 30 dias, isolar quem pode ter se contagiado e garantir a saúde da equipe.

Sobre o FieldLink

Aplicativo de gestão de equipes comerciais, de técnicos, de fiscalização, de advogados, de prepostos e de outros times de campo. Criado em 2016, o sistema faz a auditoria de visitas através de geolocalização, com relatórios e gráficos, automatiza a coleta de dados, sugere leads personalizados, engaja colaboradores com gamificação e lança a função contact tracing para conter a pandemia em âmbito empresarial. Disponível para Android e iOS.  www.fieldlink.me e www.enterprise.fieldlink.me