Ninguém quer entrar na lista suja, seja dos colegas ou professores da escola, do cancelamento nas redes sociais ou do público do seu produto. Tampouco constar na relação de “persona non grata” da imprensa, e manchar a reputação justamente àqueles a quem recorremos para criar uma boa imagem e ajudar a empresa a crescer.

Para evitar tal desastre com a mídia não há muito mistério: é só seguir o acordado quando a pauta foi negociada. A Press UP Assessoria de Imprensa dá algumas dicas e lembretes para que o combinado não saia caro:

1. Entrevista marcada para dia tal às XX horas? Marque na agenda e reserve um tempo para preparar algum material de apoio, se dirigir ao local definido ou a um espaço silencioso, tomar uma água e estar pronto para arrasar.

2. As respostas serão por escrito? Não deixe para última hora, faça com cuidado e capriche, mostrando toda a sua expertise sobre a área de atuação.

3. Ficou de enviar fotos de divulgação para o jornalista ou algum material complementar? Escolha o melhor conteúdo, se atente à qualidade e envie no prazo.

4. Deadlines são definidos para serem respeitados. Os jornalistas têm horários para fechamento (entrega e finalização) das matérias e o atraso pode – e muitas vezes vai – fazer com que a pauta seja cancelada.

Assim, a empresa que deu o cano não só perde a oportunidade de aparecer (e fazer bonito) como ficará marcada como tal.

5. Compromisso, respeito, profissionalismo e dedicação devem fazer parte do DNA de todo negócio de sucesso e isso é demonstrado em todo o processo – inclusive na comunicação com a mídia, que é quem vai transmitir essa sua verdade à audiência.

Vale, então, dar a devida atenção ao que foi pedido e reservar um tempinho para isso. Ser uma fonte de confiança é fundamental para ter um bom relacionamento com os jornalistas e estar no radar para participar de mais reportagens.

Imprevistos acontecem, claro, mas caso não ocorra nenhum grande impedimento, é importante lembrar quão valioso é para a sua empresa aparecer na imprensa, ter essa divulgação gratuita que vai trazer credibilidade, reconhecimento, autoridade e, consequentemente, clientes, parcerias, investimentos e lucro.

Anotado?

Conte com a Press UP!