“O que exatamente preciso ter como ‘foto de divulgação’? Posso pegar uma do casamento da minha filha?”. A resposta é não!

Por mais aprumado que o executivo esteja no álbum da festa, será difícil selecionar uma imagem em que ele esteja rodeado de familiares, sem um copo na mão ou em um fundo mais neutro, que dê para camuflar o ambiente.

A depender da empresa, produto ou serviço, são necessárias outras imagens, como detalhes, prints de telas ou de algum diferencial.

A Press UP faz um check-list de possíveis imagens:

1 Porta-voz: o ideal é contextualizar o CEO, presidente, fundador ou especialista com algum elemento que remeta ao assunto. Vale fazer um plano geral – em que o enquadramento mostra a pessoa dos pés à cabeça –, um plano americano – mais aproximado, que centraliza na altura dos joelhos para cima –, ou o plano médio – da cintura para cima.

2 Produto/serviço: detalhes fazem a diferença. Quanto maior a diversidade, melhor. Fotos em still, com um fundo neutro, com personagens simulando que estão usando o produto ou atuando como os profissionais do serviço prestado, registros das etapas de produção, imagens aéreas, zoom em especificidades, demonstração de alguma particularidade, visualização de um app no celular de alguém no ambiente de uso. Use e abuse da criatividade!

3 Empresa: se o assunto em pauta é o lançamento de uma loja, franquia, é importante mostrar a fachada com o nome ou alguma imagem interna que demonstre o capricho com a decoração, a distribuição e a beleza do espaço. Vale explorar o ambiente, caso tenha natureza envolvida, por exemplo, ou se a companhia fica em uma região movimentada, ou se é um acampamento cheio de atividades lúdicas

4 Telas: para aplicativos, e-commerce e sites é necessário ter prints de telas importantes – preferencialmente as que mostrem o nome da marca, para criar uma identificação imediata. O ideal é que essas imagens também tenham boa resolução, para que tenham leitura caso sejam publicadas em um veículo impresso.

5 Diferenciais: imagens bonitas atraem não apenas o jornalista como também o leitor e cliente em potencial. A cereja do bolo, então, são fotos que tragam diferenciais visualmente atrativos, que captem a atenção, despertem os sentidos, conquistem o olhar da audiência.

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