Chega o fim de ano e todo mundo quer colocar a casa em ordem. Mas a quantas anda a organização do seu negócio – e da sua vida?
Criar rotinas e processos ajuda a ter clareza para planejar e executar planos de ação – o que ajuda a ter mais conquistas e sucesso.
A Press UP Assessoria de Imprensa compartilha algumas dicas de organização do tempo que vão ajudar o seu negócio e também facilitar o trabalho de PR quando precisar agendar uma entrevista com um jornalista, buscar um dado relevante para a imprensa e até mesmo ter mais resultados a demonstrar à mídia.
- Dedique um tempo para organizar a rotina, fazer um check-list e elencar prioridades do dia, da semana ou do mês. Pode ser toda primeira segunda-feira da semana, toda manhã ou em algum dia e horário específicos em que você possa se comprometer a fazer tal tarefa
- Seja realista. Cada dia tem 24 horas, então não adianta projetar atividades para serem comprimidas em um período se não forem plausíveis. Liste o que precisa ser feito e distribua conforme a importância delas
- Defina as prioridades e planeje o tempo de dedicação a cada tarefa. Quantas horas de trabalho são necessárias para cada cliente (aquele job que requer mais pessoas da equipe está com o contrato compatível ou vale a pena rever e reajustar os valores)? Em que dias da semana você vai fazer aquele seu curso e as atividades relacionadas (lifelong learning é deveras importante). E a academia, a que horas você vai se exercitar – sim, não esqueça de se cuidar! E de beber água!
- Estabeleça horários. Tem gente que funciona melhor pela manhã, enquanto outros têm mais energia pela noite. Concilie com seus compromissos – pessoais ou profissionais. Na rotina de uma assessoria de imprensa, por exemplo, a parte da manhã é o período para monitoramento da imprensa, ver o que está acontecendo no mundo, fazer uma varredura para checar se saiu alguma matéria sugerida para os jornalistas. A parte da tarde, geralmente, é a escolhida para contato com as redações – devido ao expediente dos jornalistas e das demandas, por conta dos horários de fechamento das reportagens. Alguns assessores têm mais concentração para escrever releases e relatórios na primeira parte do dia, enquanto insights, brainstorm e estratégias de divulgação podem ocorrer em momentos distintos.
- Otimize o tempo. Fala-se muito sobre as reuniões que poderiam ser um e-mail. Algumas conversas são importantes, para alinhamentos, acompanhamento de projetos, brainstorm e feedbacks, mas será que é realmente preciso mesmo convocar toda a equipe para reuniões exaustivas? Ou fazer reuniões presenciais com o cliente, sendo que uma vídeo call pouparia o tempo de deslocamento até o outro lado da cidade?
- Vença os imprevistos Nem sempre a gente consegue realizar tudo conforme o planejado – o nome disso é vida. Pode ser que surja uma ação de última hora, uma emergência ou um gerenciamento de crise – eles vão acontecer. Esteja preparado para realocar tarefas, a delegar e a não surtar caso nem tudo saia conforme o programado
- Tenha a agenda à mão ou adquira um planner ou um calendário para ajudar a visualizar as tarefas. O planejamento precisa ser acessado e colocado em prática. Não adianta anotar tudo bonitinho e só acessar no último dia do ano
Com um pouquinho de organização a vida fica mais simples e flui melhor. Bora colocar as dicas em prática?
E, claro, não esqueça de inserir a Press UP Assessoria de Imprensa na lista de prioridades do seu negócio, para dar um UP nele com a divulgação à mídia!
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Sobre o Autor
A Press UP é assessoria de imprensa para startups e PMEs, com a missão de divulgar os clientes para que apareçam na mídia, resultando em alcance, fortalecimento da marca, credibilidade e crescimento. Com técnicas de marketing digital, como Link Building e SEO, produz releases otimizados, voltados a atrair tráfego e autoridade digital.