jan
21
2021
0
Os jornalistas sabem conduzir bem uma entrevista, mas é fundamental estar preparado para que a conversa flua bem, a matéria seja um sucesso e repercuta positivamente, resultando no fortalecimento de imagem e de autoridade na área.
Respira, não precisa de desespero.
A Press UP Assessoria de Imprensa dá 10 dicas de ouro que vão te ajudar a arrasar numa entrevista:
- Não é de praxe o repórter enviar as perguntas antes da entrevista, mas se você foi escolhido para falar sobre o tema é porque certamente é do universo de sua especialidade. O assessor de imprensa vai te passar o enfoque da reportagem. Caso tenha alguma novidade que ainda não possa ser divulgada, cuidado para não deixar escapar
- Esteja por dentro do assunto a ser abordado. Se for um tema novo ou específico, dê uma olhada em pesquisas ou dados recentes que possam ser usados para embasar as informações
- Seja simpático e solícito. A ideia é trabalhar a sua imagem, então nada melhor do que mostrar-se interessado, atencioso e disposto a colaborar com a reportagem
- Atente-se aos horários – marque o compromisso na agenda e esteja disponível na hora marcada, seja uma entrevista presencial, por telefone ou por vídeo. Se tiver algum imprevisto, avise ao assessor com antecedência para que ele reagende (ou tente) com o repórter
- Deadlines são definidos para serem cumpridos. Se o combinado foi uma entrevista por e-mail, responda no prazo combinado ou até antes. O atraso pode implicar não apenas no cancelamento da sua participação na matéria como também em uma imagem negativa, já que aquele jornalista – e provavelmente o veículo – não vai mais confiar em você como fonte
- Cative os jornalistas – ofereça seu conhecimento e conteúdos relevantes. Discorra sobre o objeto das perguntas com informações interessantes, mas sem se alongar demais. Sinta o interesse dele antes de se aprofundar mais em alguma particularidade
- Mostre disponibilidade – sempre aparecem matérias em cima da hora ou a necessidade de incluir algum adendo específico em alguma reportagem já fechada, então, na medida do possível, coloque-se à disposição do jornalista. O assessor de imprensa estará sempre ciente dos seus horários e vai conseguir filtrar algumas demandas ou agendar a sua participação, se cabível, nesses “last minute”
- Não menospreze entrevistas para veículos pequenos ou de menor audiência – os jornalistas que hoje estão no veículo x amanhã podem ir para o y e depois migrar para o segmentado z, e levam consigo a agenda de assessorias/fontes de confiança para onde forem
- Tenha boas fotos de divulgação, tanto suas no formato retrato quanto contextualizadas com elementos da sua empresa. Veja dicas de fotos de divulgação aqui
- Mantenha uma relação estreita com a assessoria de imprensa. Tire suas dúvidas sobre o direcionamento da entrevista, peça ajuda para definir o look, sugira temas tendência que possam ser trabalhados, enfim, estejam sempre conectados, alinhados e prontos para conseguir os melhores resultados
FALE CONOSCO
Publicado emBlog Press UP
Sobre o Autor
A Press UP é assessoria de imprensa para startups e PMEs, com a missão de divulgar os clientes para que apareçam na mídia, resultando em alcance, fortalecimento da marca, credibilidade e crescimento. Com técnicas de marketing digital, como Link Building e SEO, produz releases otimizados, voltados a atrair tráfego e autoridade digital.