Os jornalistas sabem conduzir bem uma entrevista, mas é fundamental estar preparado para que a conversa flua bem, a matéria seja um sucesso e repercuta positivamente, resultando no fortalecimento de imagem e de autoridade na área.

Respira, não precisa de desespero. A Press UP dá 10 dicas de ouro que vão te ajudar a arrasar:

  1.  Não é de praxe o repórter enviar as perguntas antes da entrevista, mas se você foi escolhido para falar sobre o tema é porque certamente é do universo de sua especialidade. O assessor de imprensa vai te passar o enfoque da reportagem. Caso tenha alguma novidade que ainda não possa ser divulgada, cuidado para não deixar escapar
  2. Esteja por dentro do assunto a ser abordado. Se for um tema novo ou específico, dê uma olhada em pesquisas ou dados recentes que possam ser usados para embasar as informações
  3. Seja simpático e solícito. A ideia é trabalhar a sua imagem, então nada melhor do que mostrar-se interessado, atencioso e disposto a colaborar com a reportagem
  4. Atente-se aos horários – marque o compromisso na agenda e esteja disponível na hora marcada, seja uma entrevista presencial, por telefone ou por vídeo. Se tiver algum imprevisto, avise ao assessor com antecedência para que ele reagende (ou tente) com o repórter
  5. Deadlines são definidos para serem cumpridos. Se o combinado foi uma entrevista por e-mail, responda no prazo combinado ou até antes. O atraso pode implicar não apenas no cancelamento da sua participação na matéria como também em uma imagem negativa, já que aquele jornalista – e provavelmente o veículo – não vai mais confiar em você como fonte
  6. Cative os jornalistas – ofereça seu conhecimento e conteúdos relevantes. Discorra sobre o objeto das perguntas com informações interessantes, mas sem se alongar demais. Sinta o interesse dele antes de se aprofundar mais em alguma particularidade
  7. Mostre disponibilidade – sempre aparecem matérias em cima da hora ou a necessidade de incluir algum adendo específico em alguma reportagem já fechada, então, na medida do possível, coloque-se à disposição do jornalista. O assessor de imprensa estará sempre ciente dos seus horários e vai conseguir filtrar algumas demandas ou agendar a sua participação, se cabível, nesses “last minute”
  8. Não menospreze entrevistas para veículos pequenos ou de menor audiência – os jornalistas que hoje estão no veículo x amanhã podem ir para o y e depois migrar para o segmentado z, e levam consigo a agenda de assessorias/fontes de confiança para onde forem
  9. Tenha boas fotos de divulgação, tanto suas no formato retrato quanto contextualizadas com elementos da sua empresa. Veja dicas de fotos de divulgação aqui
  10. Mantenha uma relação estreita com a assessoria de imprensa. Tire suas dúvidas sobre o direcionamento da entrevista, peça ajuda para definir o look, sugira temas tendência que possam ser trabalhados, enfim, estejam sempre conectados, alinhados e prontos para conseguir os melhores resultados
 

FALE CONOSCO