Você sabe como funciona a indicação e a premiação no Oscar? Para alcançar o tão desejado prêmio não basta apenas uma excelente produção; é crucial uma campanha de divulgação estratégica que conquiste a atenção do público e da crítica – e que pode custar até US$ 15 milhões (R$ 86 milhões). Vem que eu te conto os bastidores.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood criou a láurea em 1927 para consolidar o cinema, e foi ganhando força e relevância ao mesmo tempo em que impulsionava as obras nomeadas, com respectivo aumento de bilheteria e de poder dos envolvidos nos filmes. É preciso se destacar para conquistar o mercado e ter sucesso. Qualquer semelhança com o mundo corporativo não é mera coincidência…

Mas voltemos ao universo cinematográfico: as primeiras estatuetas foram entregues em 1929 e passaram a ser objeto de desejo – e de disputa dos estúdios. É proibido pedir o voto diretamente aos membros da Academia, então são feitas campanhas para influenciá-los, com exibições especiais das produções, eventos, jantares e debates. Houve época em que valia até bancar viagens internacionais para os votantes, mas hoje as regras são mais rígidas. Ainda assim, estima-se que são gastos cerca de US$ 3 milhões (R$ 17 milhões), chegando até a cinco vezes esse valor.

A regra é clara: é preciso dar visibilidade às produções, criar interesse para que tenham cada vez mais alcance, reputação e chances de sucesso. Uma boa história ou uma produção de milhões não são suficientes; é preciso aparecer. E a imprensa, claro, faz parte dessa estratégia, por seu papel formador de opinião e disseminador de informação. Para tal são realizadas sessões de filmes e disponibilizadas entrevistas com elenco, produção e direção. Alô, assessoria de imprensa!

As reportagens, aliadas à repercussão dos filmes em festivais e claro, à crítica dos votantes da Academia – que hoje são mais de 10 mil membros -, culminam no fortalecimento do título, fazendo com que seja notado e lembrado.

E finalmente chega a hora de ouvir a célebre frase “And the Oscar goes to” que o mundo todo assiste e repercute.

Você sabia que existiam todos esses processos por trás da maior premiação cinematográfica? No universo corporativo também é preciso traçar estratégias de divulgação para ganhar alcance e conquistar a predileção do público e dos especialistas – investidores e parceiros. Um bom produto ou serviço precisa ser conhecido, ganhar espaço na mídia e assim conquistar credibilidade, autoridade digital e a consequente consolidação da marca.

A Press UP Assessoria de Imprensa é a agência que ajuda startups e PMEs (pequenas e médias empresas) a ganharem essa visibilidade com a divulgação à mídia, com serviços sob demanda que cabem no orçamento.

Ainda Estou Aqui! Fale conosco e vamos buscar os holofotes, o destaque e a fama que o seu negócio merece!

#assessoriadeimprensa #oscar2025 #assessoriadeimprensaparastartups #aindaestouaqui #oscar