Ferramenta do Midas, IA Portais seleciona imóveis com maior potencial de conversão baseada em dados, evita autoconcorrência e otimiza resultados e investimentos

O crescimento do mercado imobiliário demanda ferramentas que acompanhem esse ritmo para selecionar estrategicamente os imóveis, oferecer opções alinhadas aos desejos dos clientes e garantir um atendimento ágil. Essa é a proposta da IA Portais, funcionalidade do Midas, que utiliza inteligência artificial para selecionar, de forma automatizada, os imóveis com maior potencial de atrair leads e publicá-los estrategicamente nos principais portais do país. Ao maximizar a visibilidade das propriedades, otimiza os investimentos e os resultados, com aumento de captação de até 300%.

A IA Portais atua como uma curadoria inteligente da “vitrine digital” das imobiliárias nesses marketplaces, que são o maior custo de publicidade das imobiliárias e a principal fonte de clientes. “Nós utilizamos a inteligência artificial para trazer a lógica do mercado varejista, em que cada espaço da vitrine é cuidadosamente planejado para atrair os consumidores para a loja. Neste conceito não se trata de publicar todos os imóveis disponíveis, mas sim os que têm maior chance de gerar contato e conversão. E é uma inovação nossa para revolucionar o mercado”, afirma Alvaro Silva, sócio-fundador da Midas, empresa de tecnologia com quase 26 anos de atuação e líder no fornecimento de soluções digitais para o setor imobiliário no Rio de Janeiro.

O sistema é treinado de acordo com o perfil de cada imobiliária para publicar os empreendimentos mais indicados a trazer potenciais compradores e inquilinos. A inteligência artificial analisa o comportamento dos leads, o histórico da empresa e os tipos de anúncio e realiza uma seleção mais assertiva, além de publicar os imóveis automaticamente nos portais. O resultado aparece em desempenho superior e redução de custos.

Com o uso da IA Portais, um dos clientes do CRM Midas registrou crescimento diário de leads de 10,6 para 27,4 em apenas um mês — um aumento de 158% ao aplicar a solução em apenas 30% dos anúncios no portal Zap Imóveis. “São resultados expressivos. Em outro caso, chegamos a triplicar os leads no Chaves na Mão e dobrar no Imovelweb”, detalha Silva.

Esse salto acontece em um mercado que segue aquecido. Os lançamentos registraram alta de 23,4% em 2024, segundo o levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Já em 2025, e somente no primeiro trimestre houve crescimento de 15% no mercado imobiliário, com avanço de 15,7% de vendas de unidades residenciais e de 15,1% de novos empreendimentos, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em meio a tanta oferta, escolher bem faz toda a diferença entre anúncios ociosos e leads qualificados.

Além de impulsionar os resultados comerciais, a IA Portais resolve um problema estrutural do setor: a autoconcorrência. Ao publicar todos os imóveis indiscriminadamente, as imobiliárias competem consigo mesmas quando anúncios de baixa qualidade acabam ofuscando os melhores. A ferramenta corrige isso ao priorizar os imóveis mais relevantes com base em dados, não em suposições.

“À medida que o estoque de imóveis e o número de anúncios contratados crescem, o processo manual de definição e publicação se torna mais complexo e consome tempo valioso dos profissionais. Em muitos casos, até 40% dos espaços adquiridos deixam de ser utilizados”, aponta o especialista. A IA Portais garante o uso completo deles, evitando a ociosidade e o desperdício de investimento.

Empresa foi pioneira no uso de IA no mercado imobiliário

O uso de inteligência artificial não é novidade na Midas. Fundada em 1998, a empresa reúne 11 soluções integradas e aplica IA também em outras frentes, como a geração automática de descrições de imóveis e o atendimento digital com a agente virtual MIA. Essa tecnologia permite que as imobiliárias operem 24 horas por dia, sete dias por semana. “Hoje, quando um lead chega num sábado após as 14h, muitas vezes só será atendido na segunda. Isso pode significar um negócio perdido. Com a MIA, o contato é respondido em tempo real e distribuído ao corretor responsável. E o atendimento começa automaticamente”, destaca Silva.

Com um portfólio robusto e foco contínuo em inovação, a empresa soma quase 19 mil usuários, 1,7 milhão de imóveis cadastrados e mais de 30 milhões de fotos em seu sistema. “Nos antecipamos ao movimento da IA no mercado imobiliário. A IA Portais é uma evolução natural do nosso CRM, que continuará desenvolvendo funcionalidades para transformar o setor”, conclui Silva. A previsão é de crescimento de 40% nos resultados em 2025 e de dobrar a operação até 2026.

Sobre a Midas
Empresa de tecnologia especializada em soluções para o mercado imobiliário. Fundada em 1998, criou o CRM Midas e se destaca pela integração de inteligência artificial às rotinas comerciais das imobiliárias. Com sede no Rio de Janeiro e atuação nacional, a Midas lança a IA Portais para impulsionar o setor