Fotógrafo Diana Grytsku Freepik p Press UP Assessoria de imprensa

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. No jornalismo não é bem assim, mas ter fotos boas conta muito para uma boa divulgação – enquanto que imagens ruins podem ser o empecilho para algumas publicações.

É essa a razão de a Press UP Assessoria de Imprensa insistir em ter um bom arquivo fotográfico, por sermos criteriosos e reprovarmos selfies, polaroides da última viagem à praia ou prints que não ilustram o profissionalismo da empresa.

Não é um capricho, é um cuidado que temos com os assessorados, prezando pela imagem deles e empenhando-se para os melhores resultados.

“Ah, mas eu não tenho verba para contratar um fotógrafo profissional”. Tudo bem. É possível ter bons resultados com um pouco de dedicação e alguns direcionamentos e fazer bons cliques para a divulgação inicial – enquanto não consegue o serviço especializado de imagens.

A Press UP compartilha, então, algumas dicas preciosas antes restritas aos clientes e te ensina como fazer uma boa foto de divulgação:

1 Sorria! Um semblante aberto passa uma imagem mais receptiva e positiva do que um sério. Uma pessoa sisuda transmite má vontade e até desconfiança – e nós NÃO queremos isso. Não gosta de mostrar os dentes? Dê ao menos um sorrisinho de leve, mesmo com os lábios fechados.

2 Contextualize! Busque elementos que remetam à sua marca, seja o ambiente ou algum objeto relacionado ao assunto. Se é um aplicativo, brinque com um celular na mão. Se for linkado ao rastreamento de carros, que tal fazer a foto com um veículo ao fundo? Investimento florestal ou indústria de chocolate? Use e abuse das árvores, do colorido da natureza, do efeito visual de processos que despertam os sentidos como o paladar.

3 Identifique! Deixe o nome do seu negócio visível em algum ponto estratégico, seja num painel na parede, ao fundo, na estampa da camisa ou do jaleco, na tela do computador virada para a foto, na fachada da empresa ou no print que mostra funcionalidades do produto ou app.

4 Cor X P&B! A maioria dos veículos – para não sermos taxativos e dissermos que todos – publica fotos coloridas. Editar e transformar em preto e branco é mais fácil do que o inverso, então invista em cliques convencionais.

5 Esqueça os aplicativos de mensagem! Depois de fazer uma produção caprichada, preparar o espaço, pensar em todos os detalhes e enquadrar direitinho, nem pense em enviar a foto pelas redes sociais. Ao compartilhar a imagem dessa forma, ela perde a resolução e fica com uma qualidade super baixa. Não queremos jogar todo esse trabalho fora, certo?! Então nunca, jamais, faça isso. Envie diretamente da memória do celular para o e-mail ou baixe o material em um computador, faça as pequenas alterações que julgar necessárias e, então, envie por e-mail.

O zelo será refletido no resultado final e fechará a tríade de conteúdo, produto e ilustração de primazia.

Precisa de ajuda profissional ou quer saber mais sobre assessoria de imprensa? Fale com a Press UP

FALE CONOSCO