À frente da Cansei Vendi, Leilane Sabatini investe em loja omnichannel e aposta no mercado lucrativo de segunda mão e na alta da economia circular; maternidade impulsiona negócio

Análises gráficas, tendências, operações de risco, aportes e lucratividade eram conceitos corriqueiros de Leilane Sabatini quando ela era trader e que ela levou para outras áreas quando deixou a carreira para investir no negócio próprio. Fundadora do brechó de luxo Cansei Vendi, ela aplica o conhecimento adquirido no mercado de energia para alavancar a fashiontech, aposta em ativos promissores e traça metas para maior lucratividade. Depois de nove anos no digital, a empresa inaugurou a primeira loja omnichannel do setor e cresceu 200% no semestre.

“A experiência como trader me ajudou a ser uma pessoa que antecipa movimentos do mercado, enxerga além, tem pensamento rápido e ágil em tomadas de decisão. Foi essa bagagem profissional que possibilitou que fosse pioneira na criação do brechó online e na abertura da primeira concept store multicanal do nicho”, analisa Leilane, ao citar a loja de 200 m2 aberta em janeiro em São Paulo, onde um tablet de 55” integra os canais online e off-line.

A aposta no mercado de luxo second hand não foi por acaso: o desapego de peças do próprio armário, em 2013, acendeu a luz para a identificação de uma oportunidade, que, baseada em indicadores e com planejamento certo, deu origem à @cansei_vendi, que ganhou grande volume de negociação e cresce exponencialmente com a alta da economia circular.

O recommerce – revenda de peças usadas – é um dos grandes destaques desse ano, segundo o estudo 10 principais tendências globais de consumo para 2022, da Euromonitor Internacional. A empresa de pesquisas de mercado especializada em consumo aponta o impulsionamento das compras de segunda mão pelo desejo dos consumidores por itens exclusivos, além da economia e sustentabilidade. Tais demandas vão ao encontro da Cansei Vendi, cuja missão é democratizar a alta costura, com economia para quem compra e retorno financeiro para quem vende.

No mundo da moda as tendências são cíclicas, mas o consumo consciente despertado nos últimos anos e a mudança de hábitos encabeçada pela nova geração são indicadores de que será perene. “Percebo, ainda, que tem aumentado a procura por peças únicas, daquelas que ou são herdadas ou só são encontradas em brechó. Peças icônicas de grandes designers que ditaram mundo moda, como Dior Saddle e Fendi Baguette”, diz Leilane, ao citar produtos recentemente vendidos na @cansei_vendi. Acervos de celebridades, como Narcisa Tamborindeguy, Zilu Camargo, Cleo Pires e Karol Pinheiro também fazem sucesso na plataforma.

Chanel e Louis Vuitton são as grifes com maior demanda, cuja movimentação Leilane acompanha diariamente. A captação de produtos bate recordes a cada mês e soma mais de 10 mil artigos de 120 grifes de vestuário feminino, masculino e infantil, à venda pelo site e na loja, com valores até 80% menores aos das maisons. “Nosso estoque cíclico, tem muita liquidez. A cada minuto entra um produto e sai outro”, diz.

Nesse mercado de entradas e saídas, as estratégias para a Cansei Vendi levam em consideração limites de perdas, Vol, suporte e análise de risco, termos comuns dos traders. Enquanto esses são regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a @cansei_vendi conta com um controle de autenticidade criterioso das peças para evitar falsificações, realizado pela equipe interna e pela empresa americana Real Authentication, que é especializada em artigos de luxo.

Maternidade reforçou missão de impactar positivamente gerações futuras

O nascimento da primeira filha, Chiara, de um ano e meio, deu um gás a mais a Leilane. “A maternidade me dá ainda mais razões para investir no viés sustentável e no impacto positivo nas gerações futuras. Coincidentemente ou não, a @cansei_vendi tem crescido exponencialmente desde então”, diz a empreendedora.

Parte do enxoval foi adquirido no brechó de luxo, para onde vão muitas das peças que deixam de servir à menina. “Vi, na prática, quão rápido as crianças perdem roupa. Hoje, tanto o meu armário quanto o da Chiara são enxutos e inteligentes. Compro muitas roupas second hand e invisto em outras quando sei que poderei vender futuramente, se eu quiser”, conta Leilane.

“O futuro é esse”, como conclui a empreendedora após participar da Collision 2022, conferência conhecida como “Olimpíada da Tecnologia”, realizada no Canadá, para o qual a Cansei Vendi foi selecionada a participar. Antenada nas tendências, Leilane traça planos para que a fashiontech continue ascendendo. “Vamos abrir uma loja física no Rio de Janeiro em 2023 e depois iniciar a operação na América Latina, para continuar liderando o mercado de alto luxo no Brasil e nos consolidar como player de sucesso lá fora também”, finaliza.

Sobre o @cansei_vendi

Brechó on-line de artigos de luxo de segunda mão e de produtos sustentáveis, que inaugura loja omnichannel em janeiro de 2022. Com mais de 120 marcas de alta-costura, o acervo passa por curadoria interna e controle de autenticidade da empresa americana Real Authentication. Criado pela empreendedora Leilane Sabatini em 2013, o @cansei_vendi conta com a atuação das sócias Luana Piovani, Carol Leonhardt e Ana Carolina Darde. www.canseivendi.com.br