Consultor integra equipe de brechó de luxo para fomentar consumo sustentável; fashiontech cresce 200% com loja omnichannel

Antenado nas tendências globais, o consultor de moda Arlindo Grund é o novo head de estilo do brechó de luxo Cansei Vendi. O stylist integra a equipe da fashiontech para difundir a moda circular sustentável com seu conhecido carisma e com muita informação. “Entrar nesse fascinante mercado com um projeto grande como esse só faz reforçar que a moda é feita para todos, de maneira democrática e plural”, diz.

Grund vai produzir conteúdos com looks práticos para o dia a dia e dicas do universo second hand. “As pessoas estão compreendendo que esse tipo de consumo permite criar uma identidade visual original. Muitas vezes, são peças que não estão mais nas lojas, o que resulta em composições diferenciadas. E, ainda, é uma maneira de gerar lucros para todos – incluindo para o planeta”, aponta o head de estilo.

Não à toa, o recommerce tem expandido três vezes mais rápido do que o setor de varejo de vestuário e deve crescer 127% até 2026, tornando-se um fenômeno global, segundo o último relatório da ThredUp. “As barreiras culturais já vem sendo derrubadas, mas entendemos que quanto mais informação relevante o consumidor tem, maior é a maturidade e o retorno para os negócios”, diz Leilane Sabatini, CEO da Cansei Vendi. A conscientização é comprovada pelo estudo da plataforma americana, que mostra que 62% dos Millennials (nascidos entre 1980 e 1996) e da geração Z (pós-1997) procuram itens usados antes de comprarem novos.

Enquanto estes são movidos pelos novos hábitos de consumo e pelo impacto ambiental e social, os baby boomers (nascidos até 1964) e a geração X (entre 1965 – 1980) também são atraídos pela economia na compra de peças de segunda mão e pelo retorno financeiro na venda de artigos esquecidos no armário. Todos serão impactados pelo trabalho de Grund como head de estilo da @cansei_vendi. “O consumo de moda sustentável pode ser um instrumento de criação imagética e, ao mesmo tempo, de circularidade – o dinheiro circula e o produto também. A moda circular nunca esteve tão em alta!”, vibra o formador de opinião, que apresentou o programa Esquadrão da Moda (SBT) ao lado de Isabella Fiorentino, por 11 anos.

A Cansei Vendi atesta essa crescente. Criada em 2013, a empresa cresceu 200% em 2022, ano em que inaugurou a primeira loja omnichannel do setor. A concept store de 200 m2 em São Paulo exibe um tablet gigante que integra os canais online e off-line e exibe o acervo de mais de 10 mil artigos de 120 grifes. Peças de coleções especiais, clássicas e itens de celebridades – como Narcisa Tamborindeguy, Zilu Camargo e Cleo Pires – são encontradas com valores até 80% menores aos das maisons. São itens de vestuário feminino, masculino e infantil, que passam por curadoria interna e controle de autenticidade da empresa americana Real Authentication.

Sobre a @cansei_vendi

Brechó on-line de artigos de luxo de segunda mão e de produtos sustentáveis, que inaugurou loja omnichannel em 2022. Com mais de 120 marcas de alta-costura, o acervo passa por curadoria interna e controle de autenticidade da empresa americana Real Authentication. Criada pela empreendedora Leilane Sabatini em 2013, a @cansei_vendi conta com a atuação das sócias Luana Piovani, Carol Leonhardt e Ana Carolina Darde.